O desafio que nos foi lançado consistia em promover uma renovação integral de um apartamento dos anos 80. A distribuição base era típica para um apartamento longitudinal de duas frentes opostas: entrada, casas de banho e despensa(s) na zona central, quartos numa das frentes, com a sala e cozinha na frente oposta. Como o orçamento para obra era curto, o objetivo do projeto foi clarificar a distribuição programática com o mínimo de intervenção e fazer ajustes de acabamentos de maneira a acrescentar valor ao imóvel.
Demolimos as despensas, promovendo uma arrumação mais organizada no corredor entre a entrada e os quartos; conectamos uma casa de banho a um quarto, tornando-o numa suite; mudamos a entrada do quarto menor, de maneira a agilizar o percurso de entrada e usabilidade do espaço; e tentamos estabelecer uma maior relação entre a entrada e a zona de estar.
Como os espaços tinham limitações, outra componente da intervenção foi dotar o apartamento de melhor qualidade espacial através da luz.
habitação
2017 - 2018
privado
120 m2
Braga, Portugal
construído